29 de out. de 2007

A navalha de Occan

William de Ockham (Occam é a grafia latina), teólogo inglês do começo do século quatorze, é hoje, na melhor das hipóteses, um ilustre desconhecido. Comparados com ele, Tomás de Aquino e Duns Scotus são superstars e, no entanto, os pensamentos de Occam moldaram a ciência moderna.
A chamada "navalha de Occam", foi um instrumento lógico que ele criou para despojar uma tese de seus ornamentos absurdos. A máxima de Occam era que, quanto mais simples uma explanação, melhor. A menos que seja necessário, não introduza complexidades ou suposições em um argumento. Não só o resultado será menos elegante e convincente, como também terá menos probabilidade de estar correto.


Uma das suposições que a navalha de Occam dispensou foi a da existência de Deus. Não que ele não acreditasse que Deus existe, é claro. Simplesmente, ele achava que você não poderia provar isso, porque para fazê-lo teria que recorrer a argumentos bastante complexos (e difíceis de acreditar). Desde essa época Ciência e Religião seguem caminhos distintos.


Mas o que observamos hoje é um retrocesso ao período do século quatorze. Muitas crenças modernas se auto intitulam de científicas. Algumas até usam, de maneira distorcida, a física quântica para fundamentar os seus fracos argumentos.


Fique claro que não sou contra nenhuma religião, aliás, as idéias de sobreviver à morte do corpo, viver eternamente ou retornar em outro corpo, até que me são bastantes simpáticas.


Penso que o religioso verdadeiro é uma alma valorosa , pois deixou de olhar apenas para si, abandonou o próprio egoísmo para se dedicar a algo maior do que ele próprio, muitas vezes praticando a tolerância e a caridade.


O que não concordo é com a tentativa de "cientifizar" algo que não pode ser verificado, e de usar a confiabilidade da ciência para promover uma crença ou superstição.


Em vez disso, seria melhor reforçar na mente humana a ídeia de liberdade. Mostrar ao indivíduo ,que ele não precisa acreditar em nada que não queira, nem na Ciência, se esse for o seu desejo.

" Nós cientistas também sabemos o quanto a realidade é muitas vezes cruel e desesperançosa e nos perguntamos se uma ilusão não seria mais consoladora."
Henry poincaré

1 Comment:

Luki4n said...

Não sabia que Ockham tinha usado seu argumento pra Deus também. Faz sentido =)