29 de out. de 2007

O conselho de Einstein

Na década de 1930, Albert Einstein fixou residência nos EUA, indo trabalhar como chefe do departamento de estudos avançados da Princeton University. Nessa época, Einstein recebeu uma carta de um estudante europeu, dizendo que se sentia angustiado com o seu futuro incerto e não aguentava mais as pressões que recebia por parte de seus pais, professores, amigos, etc.
Eis a resposta de Einstein:

" Não leia jornais. Leias os escritores de tempos antigos, como Kant, Goethe, Lessing e outros, e você perceberá o quanto eles entendem mais da nossa época do que nós mesmos. Faça amizade com alguns animais e sempre que possível, tenha contato com a natureza. Finja o tempo todo que você está vivendo em Marte, entre criaturas estranhas, e não dê muito valor às ações dessas criaturas. Você, como todos os estudantes de nossa época, é vítima do pior dos males do capitalismo: A invalidação do indivídio e o estímulo permamente a uma atitude competitiva exagerada, instruindo-o a adorar o êxito aquisitivo acima de todas as coisas.

Tenha sempre em mente que os melhores e mais nobres estão sempre sós, sempre foi assim e sempre será. Mas isso é bom, pois você pode aproveitar ao máximo , a pureza de sua própria atmosfera..."

Quase um século se passou desde esta carta, mas o seu conteúdo continua valendo. Queixas como as desse estudante são ouvidas por muitos professores, quase todo dia.

Os Indivíduos de real valor são aqueles que se libertam das estruturas de pensamento, montadas muito antes de seu nascimento. Nem que isso seja feito no mais absoluto silêncio.

1 Comment:

VictoR Feio said...

Boa Noite Professor.
Bem gostei desse post, realmente os escritores antigos falam muito melhor do nosso tempo sendo historicamente tão distantes, estou lendo "O Principe" (Maquiavel) e muitas coisas que diz concordam com atos de hoje, principalmente na politica. Mas quando fala sobre isolamento... passei por isso durante o vestibular, precisei me isolar pra render o meu melhor, mas hoje na universidade vejo que o isolamento é danoso, já que os contatos futuros são as principais portas pra um futuro profissional! (minhas palavras)
Abraço