27 de out. de 2007

Zenão , a pluralidade e o infinito

Zenão (490-485 a. C) foi um dos primeiros matemáticos gregos a pensar sobre a idéia de infinito. Leia abaixo um dos chamados "paradoxos de Zenão" e faça a sua mente divagar no infinito.
"Se a pluralidade existe, as coisas serão igualmente grandes e pequenas; tão grandes que serão infinitas em tamanho, tão pequenas que não terão qualquer tamanho.
Se o que existe não tivesse tamanho, nem sequer seria. Pois se fosse acrescentado a qualquer outra coisa, não a faria maior; pois não tendo tamanho algum, não podia, ao ser acrescentado, causar qualquer aumento em tamanho. E assim, o que fosse acrescentado seria evidentemente nada. E também se, ao ser tirado, a outra coisa não fica menor, tal como, quando acrescentada, não aumenta, é óbvio que o que foi juntado ou tirado era nada.
Mas, se existe, cada coisa deve ter um certo tamanho e espessura; e uma parte dela tem de estar a certa distância de outra parte; e o mesmo argumento vale para a parte que está diante dela - que também terá algum tamanho, e alguma parte dela estará à frente. E é a mesma coisa dizer isto uma vez e continuar a dizê-lo indefinidamente; pois nenhuma parte dela será a última, nem haverá nunca uma parte sem relação a outra.
Assim, se há uma pluralidade, as coisas têm de ser igualmente grandes e pequenas; tão pequenas que nem terão tamanho, tão grandes que serão infinitas." fonte :(Kirk e Raven,1979, p. 295)
A figura é uma pintura do holandês M. C. Escher (1898-1970), retratando a tira de Moebius, uma superfície de face única, portanto, infinita.

2 Comments:

sheila said...

Blog muito legal. parabéns!!!

aguardo outros posts viu.

beijos :D :*

Rodriguinho said...

vligvideo e texto muito bons!

e outra versão:
http://youtube.com/watch?v=FPJh3UeJDaA

no wikipediahttp://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1lido_ponto_azul