27 de out. de 2007

Vida fora da Terra

Hoje um aluno perguntou se eu acreditava em vida extra-terrestre. respondi que sim, pois acredito que a vida é um fenômeno natural e como tal, segue leis universais.
Isaac Newton (1643-1727) foi o primeiro cientista a demonstrar que a natureza não é subdividida, ou seja, não existem leis da Terra e leis do céu, como acreditava o filósofo grego Aristóteles.
Só há a vida na Terra porque as leis naturais permitem que moléculas evoluídas se auto repliquem dentro de certas condições. Se as mesmas condições ocorrerem em outros mundos, então a vida surgirá compulsoriamente.
Os fenômenos impossíveis não ocorrem, mas os possíveis simplesmente são obrigados a ocorrer, não há outra possibilidade.
Hoje sabemos que o tamanho do universo é algo em torno de 14 bilhões de anos-luz ( 1 ano-luz = 9,5 trilhões de Km). A possibilidade de existirem mundos semelhantes à Terra é perto de 100% e, só na nossa galáxia, existem estrelas semelhantes ao nosso Sol , aos bilhões. Toda essa vastidão praticamente obriga a existência da vida fora da Terra.
Em seguida, ele me perguntou se poderia ser vida inteligente como a nossa.
"E por que não?",Respondi . Uma vez que, o que chamamos de inteligência é ,também , um fenômeno natural, causado pela evolução de um órgão complexo- o cérebro.
A Ciência tem se mostrado extremamente confiável ao longo do tempo. Ainda não tem todas as respostas ( nem pretende) ,mas tem ajudado muito a humanidade em muitos aspectos, principalmente no que diz respeito à compreensão do universo.
Agora é só esperar algum contato. Espero que ocorra ainda em nossa geração.

0 Comments: