16 de nov. de 2007

Quer ver a origem do Universo?

O Espaço cósmico está repleto de uma radiação equivalente à emitida por um corpo com temperatura de 3K (-270ºC ) . É a radiação cósmica de fundo, uma espécie de ruido provocado pela suposta explosão que deu origem ao Universo, o big-bang.


A radiação cósmica de fundo foi descoberta na década de 1960 pelos astrônomos americanos Arno Penzias e Robert Wilson . Usando uma antena com formato exótico, eles pesquisavam ondas de rádio emitidas por algumas estrelas distantes. No decorrer da pesquisa , sentiram-se muito incomodados com um ruido permanente na antena, como se fosse estática.

Arno Penzias e Wilson, com sua antena
Chegaram a expulsar um grupo de pombos que havia fixado residência na estranha antena ,pois suspeitavam que esses hóspedes indesejados eram os causadores do estranho ruido . Limparam cuidadosamente os excrementos deixados pelos pássaros, mas não adiantou, o ruido continuava e parecia vir de todas as direções do espaço.


Após descartarem todas as possíveis origens dessa interferência, concluiram que se tratava de uma radiação onipresente no espaço profundo. Estava confirmada uma das maiores evidências do big-bang.


Você pode constatar agora mesmo a existência dessa radiação. Para isso, basta sintonizar a sua TV em um canal desocupado ( fora do ar). Boa parte dos milhões de "chuviscos" na tela são causados pela radiação cósmica de fundo, ondas de rádio que viajaram 14 bilhões de anos até chegarem ao seu televisor.
Ah! um detalhe, algumas TVs têm a função "Tela azul" , isso pode impedir a sua visão da origem do Universo. Não esqueça de desabilitá-la.


Você vai me achar maluco, mas às vezes gosto de ficar olhando um canal não sintonizado e imaginar como era o Universo em seu surgimento. Uma autêntica visão do infinito , bem melhor do que muitos programas da TV atual , não acha?

1 Comment:

Rose said...

Gostei do texo!! Bem interessante!! Vou prestar mais atenção nos canais não sintonizados!!!