5 de nov. de 2007

O que é física quântica?

Há quem diga que a física quântica foi a maior aventura do intelecto humano. Ela é formada por um conjunto de teorias, motivadas por descobertas feitas no início do século vinte, e ainda está em franco desenvolvimento.
Vejamos algumas idéias centrais da física quântica (sem nenhuma matemática, para agradar a muitos leitores) :

1) A dualidade partícula-onda: Não há uma distinção real e objetiva entre partículas (materiais) e ondas (energéticas). Tudo o que existe pode, eventulamente, comportar-se com uma ou outra. Partícula e onda são nuances das mesma realidade. As partículas sub atômicas, por exemplo, comportam-se como ondas em muitos fenômenos observados.

2) O princípio da incerteza : Não se pode medir a "energia" e a posição de uma partícula, simultaneamente, com a mesma precisão. Se você calcular a energia ( momento) , então a posição fica dentro de um intervalo de incerteza, e vice-versa. As implicações dessa teoria são muito interessantes, já que um fenômeno tem um resultado se você está "olhando" pra ele e outro, quando você não está. De certa forma, nós criamos a realidade com o nosso olhar.

A física quântica trouxe uma nova maneira de fazer ciência, conectando para sempre o objeto e o observador. Um transforma o outro e os estados possíveis se complementam. Tudo isto não são apenas elocubrações teóricas, já que muitas tecnologias das quais usufruimos, só foram possíveis graças a estas idéias.

Assista abaixo, em trechos de um documentário produzido pelo Discovery Channel, o contexto mundial em que a física quântica se desenvolveu e uma experiência mental fascinante, conhecida como o gato de Schordinger. Pobre gato!





2 Comments:

Anônimo said...

Coitado do gato...

Anônimo said...

Super LEGAL!!!

A Física é uma mágica real...