29 de set. de 2008

Portal oculto da mágica de Harry Potter é possível




Físicos chineses descobriram como usar materiais especiais que manipulam a luz para criar uma passagem secreta invisível em uma parede.


Um dos autores da descoberta, Xudong Luo, da Universidade de Jiao Tong, em Xangai, confessou que é fã da série de livros "Harry Potter" e que não teve dúvida de concluir no artigo científico em que descreve seus cálculos que "um dispositivo como a Plataforma 9 3/4 (...) é realizável".

Para quem nunca leu os livros da série, aqui vai uma explicação: o trem que leva Harry Potter e seus amigos à escola de bruxaria de Hogwarts sai da estação King's Cross, em Londres, de uma plataforma secreta, a Plataforma 9 3/4. Sua entrada invisível fica na parede entre as plataformas 9 e 10.


Uma plataforma 9 3/4 foi até construída na estação real, mas é uma brincadeira, e aqueles que tentarem atravessar a parede podem parar no hospital em vez de em Hogwarts.


Luo e seus colaboradores calcularam o que é preciso para realizar a mágica de ocultar uma abertura em uma parede.


O truque é usar materiais especiais, capazes de manipular a luz que incide sobre eles. Chamados de "metamateriais", eles podem entortar raios de luz em direções impossíveis para materiais comuns, graças a rugosidades microscópicas em suas superfícies.


A mágica ocorre quando se põe no meio da abertura da parede uma coluna revestida de metamaterial. A luz se espalha em volta da coluna, formando uma espécie de "camuflagem" que bloqueia toda a abertura. Os físicos calcularam ainda o que ocorre quando alguém atravessa a camuflagem de luz. Ela ondularia um pouco e o lado oculto da parede ficaria parcialmente visível por instantes.


O efeito parece sobrenatural, mas na verdade é apenas uma versão exagerada do que ocorre quando a luz passa por um copo de vidro cheio de leite.


"Quando você olha para um copo de leite, você não vê o vidro", disse o físico britânico John Pendry, do Imperial College, em Londres, em uma reportagem da revista "Nature".


O leite espalha a luz de maneira que parece se estender até a superfície externa do copo. O que os físicos chineses fizeram foi criar um material que espalha a luz muito mais do que o leite. É como se o leite em um recipiente de vidro se projetasse para fora dele. Falta agora tentar levar o projeto da teoria para a prática.


Artigo escrito por IGOR ZOLNERKEVIC no jornal Folha de São Paulo


7 Comments:

Unknown said...

Gostei do seu blog. Parabéns! Li a maioria das postagens e valeu apena o tempo que foi gasto lendo. Abraço.

Unknown said...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown said...

Nossa!!
Muito interessante a matéria!
Será que daqui um tempo vai começar a ter passagens secretas por ai cm em filmes??? (hehe) ^^
Abraço Ulisses!!

Luki4n said...

Opa, só pra avisar que tou assinando o feed do seu blog no google reader. Só curto comentar as postagens que eu julgue muitooo interessantes, então desculpa a falta de comentários meus que você vai ter. Mas vou tá sempre acompanhando, bom trabalho =)

VictoR Feio said...

Muito boa matéria.
Mas uma dúvida, funcionaria mais ou menos como a mulher invisivel do Quarteto fantástico? (não sei se já assistiu esse filme); onde ocorrer o controle da luz ela pele da mesma, difrações e controle do ar...
Abração!

Anônimo said...

tempos atrás eu li em algum lugar que era possível fazer aquela capa de invisibilidade do HP, usando - salvo engano - fibra ótica.
esses caras são ****!
parabéns pelo blog, professor!

Erickson Gutierrez said...

Professor, queria que o sr. fosse meu tio!
Teria tantas perguntas a fazer!
huaEHUHae